CALVÍCE / TRANSPLANTE CAPILAR

Consiste na cirurgia de transplante capilar. A calvície apresenta-se de diversas formas. Suas causas são variadas, mas atribui-se ao fator genético e ao fator hormonal como os fatores mais importantes no surgimento da calvície. 

QUANDO OPERAR 

Geralmente homens na faixa etária acima dos 30 anos que começam a apresentar uma maior aparição do couro cabeludo, principalmente na região frontal, com aumento das “entradas”. No entanto, esta perda pode ser percebida logo após a puberdade, afetando homens ainda na fase de 20 anos. Normalmente após a definição da causa, institui-se o tratamento clínico que, se ineficiente, evolui para o tratamento cirúrgico. 

CUIDADOS PRÉ-OPERATÓRIOS 

Basicamente os mesmos cuidados para qualquer procedimento cirúrgico. Além destes, deve-se interromper o uso do Minoxidil e Vitamina E por três semanas antes da cirurgia. Evitar também o Glutamato de monosódico (molho Shoyo), álcool, drogas proibidas, uma semana antes da cirurgia. Não há necessidade de se interromper o uso da Finasterida 1%. Recomenda-se também a realização de massagens na região posterior do couro cabeludo (área doadora) por 5 a 10 minutos, durante dois meses antes da cirurgia. Ao realizar estas massagens, aumenta-se a elasticidade desta área, aumentando-se a área de retirada de fios doadores. Não deixar os cabelos muito curtos, pois eles podem ser implantados longos. 

A CIRURGIA 

A anestesia é local com sedação na maioria das vezes, mas pode ser geral em casos selecionados. A duração é variável, dependendo da extensão da área a ser coberta e do tipo de técnica utilizada. O método de transplante pode ser realizado ou pela técnica de micro implantes, no qual se retiram micro enxertos de uma fita de couro cabeludo da região occipital, ou pela técnica chamada FUE (Folicular Unit Extracion), no qual se retiram unidades foliculares individuais com a ajuda de um extrator milimétrico..

PÓS-OPERATÓRIO 

1.    Postura: Na postura deitada deitar em decúbito dorsal com a cabeceira elevada a 30 graus. Cuidado para não deitar apoiando sobre os folículos implantados.

2.    Curativos, retornos e retirada de pontos, massagens: de acordo com a rotina da equipe médica.

3.    Restrições: evitar áreas com a poeira, ambientes não refrigerados, exposição solar direta, atividades esportivas, banhos no mar e piscina, uso de chapéus, queda direta da água do chuveiro sobre os folículos, esfregar ou coçar o couro cabeludo, etc..

4.    Usar xampu específico.

5.    Não interromper o uso da Finasterida; retornar ao uso do Minoxidil

EVOLUÇÃO EM LONGO PRAZO 

Após 21 dias, os cabelos caem, mas os enxertos permanecem. Cerca de três meses após a cirurgia os cabelos começarão a crescer novamente e por volta de 8 a 12 meses deverá apresentar um aspecto mais natural, com os fios já compridos.